Fases da Lua para Portugal em 2016

A influência da Lua na pesca

Como obter a licença de caça anual no multibanco

Como obter a licença de pesca anual no multibanco

 
Recolha de Chumbo PDF Imprimir e-mail

Clube promove a recolha de chumbo

A operação de recolha de chumbo no Clube de Caça e Pesca de Bragança está em marcha e durará um pouco mais de um mês, sendo expectável que venham a ser recuperadas várias toneladas de liga de chumbo, o metal usado nos cartuchos de tiro e de caça. Trata-se de uma acção pioneira entre os clubes da região, embora já executada em alguns campos de tiro nacionais, com o propósito de evitar a poluição dos solos.

Na operação, está envolvida uma empresa do tipo familiar, a qual assentou arraiais e trabalhará diariamente, sem folgas, entenda-se, até dar por concluída a tarefa. No que toca à recolha propriamente dita, refira-se que a maior quantidade de chumbo está localizada entre os 130/150 metros desde a prancha de tiro. A maquinaria utilizada é muito simples, sendo a terra removida e recolhida por duas pequenas escavadoras e posteriormente crivada. As impurezas que o crivo não filtra são, de seguida, eliminadas por um jacto de ar, sobrando a liga de chumbo. Com cotação nos mercados internacionais, o chumbo recuperado regressará de novo a uma fundição.

Face à operacionalidade do campo de tiro, na ordem das três dezenas de anos, é expectável, pois, uma elevada colheita de chumbo, permitam-nos a expressão, pois aquela infra-estrutura do Clube de Caça e Pesca de Bragança proporcionou épocas de tiro muito intensas e concorridas.

 

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Informações Úteis

+7
H: +10°
L: +
Bragança
Quinta-Feira, 21 Fevereiro
Ver Previsão 7 Dias
Sex Sáb Dom Seg Ter Qua
      
++++++
+-4°-4°-3°-4°-1°