Montaria Norcaça Norpesca e Norcastanha 2016 PDF Imprimir e-mail

Montaria da Norcaça Norpesca e Norcastanha - Rebordainhos

Três javalis abatidos – um “navalhinhas”

No âmbito da Norcaça 2016, o Clube de Caça e Pesca de Bragança, com assento na Comissão Organizadora do certame, organizou, em parceria com a ZC Associativa de Rebordainhos, a habitual montaria da feira. O desfecho até nem foi mau, tendo em conta variadíssimos factores – três javalis cobrados, um deles um “navalhinhas”, o que empresta sempre alguma nobreza ao quadro de caça.

A data da feira e o clima de Outubro são quase impróprios para a organização de montarias. Por outro lado, a abundância de castanhas, um produto da região e uma mais-valia para a economia local, não permite a fixação dos “bichos” na mancha, apesar de Rebordainhos e a Serra da Nogueira serem sobejamente conhecidos pela abundância de javardos.

Perante os fracos resultados das montarias de edições anteriores, o número de portas preenchidas não chegou à meia centena, o que obrigou os organizadores a suprimir algumas linhas e, desse modo, ditou que os monteiros presentes tivessem de cobrir uma maior extensão da mancha, o que proporciona sempre escapatória às reses.

Dados os condicionalismos, o quadro de caça até acabou por ser satisfatório.

A jornada monteira terminou com um almoço-convívio, servido num dos restaurantes com assento no espaço indoor e comercial da feira, o pavilhão do NERBA.

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >